Balneário Rincão inicia o planejamento plurianual
Mais de 50 moradores da comunidade de Barra Velha participaram da discussão que deu início ao primeiro Planejamento Plurianual (PPA) da história do novo Município. A reunião ocorreu na noite desta segunda-feira, no Centro Comunitário do bairro, e definiu as necessidades que deverão estar incluídas no planejamento dos próximos quatro anos.
O prefeito Décio Góes, explanou para os moradores sobre as ações já desempenhadas nos mais de cem dias de governo, enfatizando as reuniões com o governador do estado, Raimundo Colombo, com quem discutiu sobre a conclusão da estrada que dá acesso à comunidade. “O chefe do Executivo estadual nos prometeu a conclusão da estrada a fundo perdido, por isso estamos buscando sanar as questões burocráticas, para não precisar utilizar recurso próprio”, esclareceu.
Durante a conversa com a comunidade, oito prioridades foram elencadas. Na primeira, os moradores externaram a necessidade de ampliação da Escola Amélia de Souza Silva, junto com a construção de uma quadra de esportes. A drenagem e esgoto do bairro veio depois, seguida da aquisição de uma ambulância.
Os moradores também apontaram para um problema que é constante e prejudica pescadores e banhistas: a falta de acesso ao mar. Para solucionar esta situação, o planejamento da Barra Velha incluiu a construção de uma passarela sobre as dunas. Outras necessidades assinaladas dizem respeito a conclusão da estrada de acesso, o projeto via perimetral, o programa de regularização fundiária e uma Praça com Academia ao Ar Livre. O prefeito também sugeriu a inclusão do anteprojeto de acesso a Quarta Linha, que vislumbra a fomentação do turismo da comunidade, que poderá ser chamada de Balneário Barra Velha. “O fluxo de movimentação permitirá a fomentação dos nossos restaurantes e a visitação das belezas naturais depositadas aqui”, salientou.
Também participaram do encontro os vereadores João Picollo, Luiz Carlos Pinto, o Pico e Nilton da Silva. Além dos parlamentares, a equipe de governo também contribuiu com as discussões. Participaram a secretária de educação, Maria Canever, o secretário de infraestrutura e serviços, João Raupp, a procuradora Angélica Zenatto e o secretário de administração e finanças Valberto Berkenbrock.
O planejamento ilustrará a previsão de investimentos de cada comunidade e a determinação de onde os recursos serão buscados. Os encontros nas demais comunidades ocorrerão nos próximos dias para, posteriormente, o PPA tornar-se lei que deverá estar vigente no próximo ano.