Pratos pesqueiros serão incrementados na 20ª Festa da Tainha
Estoques reforçados, equipe ampliada, expectativa nas alturas: assim está o clima entre os restaurantes que irão participar da 20ª Festa da Tainha. Estimulados pelos excelentes resultados do ano passado – mais de 13 mil refeições servidas e sete toneladas de tainha consumidas – os restaurantes esperam um incremento ainda maior na comercialização dos produtos locais.
Para isso, cerca de 15 restaurantes finalizam os últimos detalhes, há pouco mais de uma semana para o início da festa. Ficou acordado entre a organização e os estabelecimentos que cada um oferecerá duas opções de pratos principais e quatro de porções, a fim de contemplar todos os públicos.
No restaurante Beira Mar, que estará na Praça de Alimentação da festa, não vai faltar tainha: assada ou frita, a rainha da festa é servida com outros quatro acompanhamentos. Para quem prefere as porções, pode se deliciar com batata frita, camarão, casquinha de siri ou filé de peixe. Segundo a sócia do restaurante, Sabrina Lima, a expectativa para a festa desse ano é a melhor possível. “Falamos com o pessoal e vimos que os restaurantes tiveram uma superlotação. Alguns cozinharam até tarde, em outros chegou a faltar. Esse ano isso não deve acontecer, pois a peixaria que fizemos convênio vai deixar produto além do que pedimos, para garantir que todo mundo possa ser bem servido”, salientou.
O Restaurante Ponto da Barra também já definiu os pratos que serão servidos durante os quatro dias. No menu, tainha frita ou camarão à milanesa, ambos com acompanhamentos. O restaurante também trabalhará com porções de camarão, casquinha de siri, croquete de camarão e bolinho de bacalhau. Para Alexandre Duarte, proprietário do restaurante, participar da festa será um momento importante para a culinária local. “A expectativa está muito boa, pelos eventos que vão ter na programação, e que irão chamar bastante gente, e também por ter bastante divulgação, acho que vai ser bastante movimentado. Reforçamos a equipe os a festa, e serão cinco pessoas na cozinha e quatro na frente, para dar conta da demanda”, comenta.
Presidente da Colônia de Pescadores Z33, João Picollo está ansioso para o início da festa, principalmente pelo sucesso que fez no ano passado a Tainha na Taquara, especialidade do restaurante. “Foi um dos melhores pratos servidos na última edição, o que chamou a atenção, por ser uma novidade, principalmente pelo tempero preparado pelos próprios pescadores”. O prato, de origem indígena, reforça a intenção da festa de resgatar as tradições locais. Cerca de 13 pessoas irão se dividir entre a cozinha e o atendimento, para que todos possam provar o famoso prato. “Estamos mais preparados para esse ano, avaliando o que foi a festa do ano passado, revimos as dificuldades e tentamos melhorar. Devido à procura, a fila de espera foi muito grande, então estamos melhor organizados para não acontecer isso novamente”, explica Picollo.
A Festa da Tainha acontece de 12 a 15 de junho, no Parque de Eventos Beira Mar, no Balneário Rincão. Em sua 20ª edição, a festa é o momento de celebrar a cultura pesqueira e açoriana do município. Para quem chega ao Balneário Rincão, é possível ver de longe o clima da festa na cidade. Na SC-445, três outdoors divulgam a festa, convidando a todos para o evento. Na internet o assunto também está em evidência, e uma fanpage foi criada exclusivamente para divulgar informações sobre o encontro: facebook.com/20festadatainha.
Colaboração: Lariane Cagnini (MTB 14196)