Grupo Ver/Viver SUS faz balanço positivo do Rincão
O grupo, que foi orientado pela tutora, Ivanir Tomé, avaliou que o Município, embora esteja começando, já está na frente de várias cidades da região, principalmente no que se refere a saúde preventiva. Os alunos e residentes também revelaram que fizeram uma enquete, consultando a população sobre os serviços prestados, e que as respostas foram positivas. Satisfeito com os resultados, o prefeito Décio Góes agradeceu os trabalhos prestados durante esta etapa do programa. “Ficamos muito felizes com o dinamismo e comprometimento dos acadêmicos e residentes com a saúde da nossa população. Esperamos ansiosos pela 3ª edição do Ver e Viver – SUS no próximo ano”, disse o prefeito, que recebeu o grupo no gabinete no final desta manhã.
Durante a feira realizada hoje, os acadêmicos fizeram trabalhos de aferição de pressão arterial, teste rápido para HIV, hepatite C e sífilis, orientação de saúde bucal, além de avaliações nutricional, psicológica e antropométrica. Mais de cem pessoas receberam atendimento. “É uma atividade que vem somar às atividades da secretaria da saúde, no fortalecimento da atenção básica”, considera a secretária de Saúde, Maria Teresa Zanini.
Munidos com as informações coletadas no Rincão, alunos farão um relatório que dará origem a um artigo acadêmico e será apresentado na Unesc em agosto deste ano. Nesse estudo, os alunos trarão sugestões de melhorias e práticas que podem ser implantadas conforme a realidade de cada cidade em que o programa foi desenvolvido.