Noite de formatura para os alunos do PROERD de Balneário Rincão
O Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência (PROERD) realizou nesta noite de terça-feira, 2, a formatura dos alunos do quinto ano das escolas municipais e estaduais de Balneário Rincão. A cerimônia aconteceu no ginásio da escola Melchiades Bonifacio Espíndola, às 19h30min, e cerca de 200 crianças receberam os certificados de conclusão das aulas das mãos de seus professores/policiais militares. As famílias dos formandos, assim como a comunidade, estavam presentes durante esta noite de emoção e conscientização, e o ginásio recebeu toda uma decoração temática para a cerimônia.
Fizeram parte da bancada de autoridades o prefeito de Balneário Rincão Décio Góes, a secretária de Educação Maria Canever, os professores/policiais cabo Élio do Nascimento e os soldados Clenilson Salviato e Rafael Joaquim, o sub-comandante da Guarnição Especial de Içara Major Gean Carlos Debrida juntamente com o comandante de Balneário Rincão o 3º Sargento Romelano Onofre, além de um representante do Conselho Tutelar Municipal, Rosane Zanetti da Policial Civil, Gilberto Taraskevicius do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) e membros da Secretaria de Educação.
Na oportunidade os alunos/formandos receberam de presente camisetas do programa e puderam participar de um sorteio de três bicicletas e mais brindes do projeto. Para a animação da garotada, a Policia Militar enviou a formatura o “Leão Daren”, que se posiciona de maneira enérgica, corajosa, amável e que não tem medo de tomar uma posição contra as drogas e a violência. “É super importante este projeto para nosso município, por promover uma cultura de paz através de uma educação preventiva”, comenta a secretária de Educação Maria Canever.
O PROERD é uma ação conjunta entre as Polícias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência. A partir desses ensinamentos, o jovem desenvolve habilidades e discernimento para resistir a essas más influências. O programa é realizado no país desde 1992.