Escola de Férias recebe intercambistas
Os jovens, oito argentinos e dois alemães, estão no Balneário Rincão por intermédio do voluntário Cassiano Roldão Anastácio, receptor do grupo no Brasil. Junto aos alunos da Escola de Férias, eles aproveitam para exercitar o português, trocar ideias com os pequenos e ainda realizar oficinas de recreação, teatro e música, atividades que eles realizam voluntariamente em seus países de origem.
Para uma das gestoras da Escola José Réus, sede da Escola de Férias para os alunos de 6 a 14 anos, Juliana Pereira Guimarães, a oportunidade é única e o que mais tem chamado a atenção dos alunos é a questão da língua estrangeira. “Num primeiro momento foi tudo muito curioso para as crianças, e mesmo eles não sabendo conversar nesse segundo idioma, eles se esforçaram para se comunicar, perguntar, tentar se entender. Depois de passada a timidez, muitos já começaram a arriscar umas palavras”, comenta.
O programa Escola de Férias é direcionado para crianças e jovens cujos pais, neste período de férias escolares, estão em jornadas de trabalho longe de casa. Os pais ou responsáveis devem inscrever os filhos junto à coordenação no C.E.I Peixinho Dourado ou na Secretária de Educação, no centro. Para os alunos menores, serão realizadas atividades como contação de histórias, cinema, manuseio de hortas, dança, pintura e inúmeras brincadeiras na orla, auxiliadas pelo Verão Sesc.