Fruta exótica estará entre os produtos da Feira da Agricultura Familiar
A produção agrícola de Balneário Rincão, que tem se estruturado e ganhado força ao longo dos anos, começou a chamar a atenção devido à sua diversidade. Além de agricultura tradicional, da produção de hortaliças, carne, mel, pesca e demais atividades, uma produtora apostou no cultivo da Pitaia, fruta nativa do México, América Central e da América do Sul. A fruta exótica estará entre os produtos oferecidos na Feira da Agricultura Familiar, iniciativa da Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura, Pesca, e Meio Ambiente.
Na feira, que está em fase final de organização e deve iniciar em abril, será oferecida toda a infraestrutura para que os produtores locais exponham e comercializem seus produtos, estimulando o setor primário e fazendo girar a economia do município. Entre os expositores estará Pierina Crocetta, moradora do Balneário Rincão há nove anos, produtora da Pitaia. Dos 280 pés que cultiva na propriedade em Pedreiras, 38 estão em plena produção, abastecendo uma fatia do mercado local. Para os próximos dois anos, o objetivo é ampliar a comercialização da fruta, com todo o pomar produzindo.
A Pitaia nasce em um tipo de cactus e no Brasil tem sua safra de dezembro a abril. Na propriedade de 6,8 hectares, Pierina vislumbra atingir a marca de 5 mil pés nos próximos anos. “Quando conheci a Pitaia, há dez anos, vi que era uma fruta cheia de benefícios, de fácil produção e de boa lucratividade, então comecei com um pé e hoje continuo ampliando”, explica a produtora rural.
Para os interessados em aderir ao projeto da Feira da Agricultura Familiar, basta procurar a Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente para se inscrever e receber a orientação dos técnicos. A secretaria funciona de segunda a sexta, das 13h às 19h, na Rua Jaguaruna, Centro (antiga sub-prefeitura). Mais informações pelo telefone (48) 3468.4907.