Décio apresenta novo projeto para a Festa da Tainha
Marca consagrada no Balneário Rincão, a Festa da Tainha mudará o formato. O novo projeto foi apresentado aos donos de restaurantes do novo município. A ideia explanada pelo prefeito Décio Góes e pelo vice, Olírio José Lino, foi aprovada e dez restaurantes já confirmaram participação. Uma comissão organizadora, composta por mais de 30 pessoas, tratará da organização da festa, incluindo a busca por parceiros.
Diferente da forma adotada até o ano passado, quando a festa era realizada no Centro Comunitário, a proposta é levar a festividade para a beira-mar do Rincão, no terreno próximo a antiga New York. Além disso, o novo projeto foi desenhado com a inclusão dos restaurantes do município, que terão a oportunidade de expor pratos pesqueiros.
“A Festa da Tainha pode ser a vitrine da nossa gastronomia pesqueira. A ideia é criar na beira-mar uma praça da alimentação e que cada restaurante desenvolva um prato especial, que precisará estar ligado a essência da festa que é a tainha, o peixe”, explicou o prefeito, acrescentando que a intenção é que a festa traga desde o prato mais popular, com preço acessível a todos, até o mais sofisticado. “Assim daremos oportunidade para que todos possam participar da nossa festa”, complementou.
Além da gastronomia, o projeto também envolve, em paralelo, a inclusão de elementos culturais como boi-de-mamão e moda da viola. “Pretendemos trazer um show com músicas raízes e envolver competições de bocha, torneio de pênalti e até competição de charrete”, antecipou o prefeito. A comissão ficará incumbida de buscar patrocinadores e parceiros. “Minha intenção é não mexer no caixa na prefeitura”, antecipou, sustentando que o município é novo e está em fase de instalação, com o orçamente já comprometido nas questões básicas. Na amostra do projeto, com projeção para ser realizado na metade do mês de julho (12, 13 e 14), o prefeito informou que não pretende cobrar o espaço dos comerciantes.
“Eles bancarão apenas com o deslocamento da estrutura. O eixo é divulgar os nossos restaurantes e tornar o evento estadual. Fazer com que, durante o ano, as pessoas saiam das suas cidades e venham para o Rincão para comer peixe, assim como vão à Nova Veneza comer polenta com galinha, por exemplo. Que procurem os nossos restaurantes. Essa programação fora da temporada vai dar sustentabilidade para a nossa economia”, diz ainda o chefe do Executivo.
A ideia já foi explanada para entidades e aos vereadores e aprovada em todos os encontros realizados. A comissão organizadora será composta por secretários, empresários, membros das comunidades, além das entidades do Balneário Rincão. Para a abertura do evento, o show com a dupla Neguinho e Emanuel está pré-agendado.
Os pratos já apresentados pelos restaurantes incluem tainha na taquara, posta de tainha, tainha escaldada, com ou sem alcaparra e tainha recheada. Alguns estabelecimentos oferecerão pratos com frutos do mar: camarão na moranga, lambe lambe (marisco), paella, porções de lula empanada, isca de peixe e outros pratos.