Prefeitura e Fatma planejam limpeza de lagoas
Em atendimento a solicitação da secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente de Balneário Rincão, profissionais da Fatma visitaram nesta sexta-feira, 18, as lagoas do Rincão e da Barra Velha e também se reuniram com o prefeito Décio Góes. O objetivo da visita foi estudar a região com o intuito de realizar limpeza e desassoreamento das águas em parceria com a Administração Municipal.
Os trabalhos realizados na ação serão a remoção de aguapés, despoluição das águas e remoção de lixo nos arredores.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Roger Guimarães, as ações serão fundamentais para a realização de outros serviços que beneficiarão o município. “A retirada dos aguapés e a despoluição das lagoas também facilitam o trabalho de fiscalização de tubulações clandestinas”, pontua.
Segundo o engenheiro sanitário ambiental e técnico da Fatma, Danilo Medeiros, a vegetação também pode piorar a qualidade das águas. “A vegetação também pode influenciar, pois as plantas que morrem acabam ajudando a poluir as lagoas”, explica.
Sobre a retirada das plantas, o secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, João Picollo, enfatizou que nada será perdido. “Os aguapés nós vamos usar como adubo para as nossas hortas comunitárias. A nossa pesca também será diretamente beneficiada”, garantiu Picollo.