Balneário Rincão promove carreata
A secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Conselho Tutelar e da Secretaria realizaram na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, uma carreata pelas ruas do município de Balneário Rincão. A ação foi para reforçar o trabalho de conscientização no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Durante toda a semana, também estão sendo realizadas ações na escola do município. “A ação visa à prevenção de novos casos de abuso e o encorajamento para a denúncia ao disque 100, ao Conselho Tutelar e ao CREAS”, reforça a psicóloga Fernanda Francesconi.
O dia 18 de maio é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes. A data ficou marcada no calendário nacional social devido o sequestro e assassinato da menina Araceli, no ano de 1973 na cidade de Vitória (ES). A menina foi violentada sexualmente e depois morta por pessoas conhecidas na cidade e o caso nunca teve uma solução, ou seja, os assassinos não foram condenados e presos. Este caso teve muita repercussão na época e o dia do sequestro foi definido como um dia para mobilização nacional.
O CREAS de Balneário Rincão atende em média oito casos de violência sexual contra crianças e adolescentes por mês, sendo noventa e seis casos por ano. As vítimas são atendidas e acompanhadas pelo serviço por tempo indeterminado e quando necessário são encaminhadas para outros órgãos de proteção como Ministério Público, Poder Judiciário, Delegacia de Polícia e Conselho Tutelar. Os telefones para denúncias são o disque 100, o Conselho Tutelar de Balneário Rincão (48) 3468-7233, e o do CREAS (48) 3468-7245. “Sua denúncia será mantida sob sigilo absoluto”, garante a psicóloga.