Palestra encerra ações do setembro amarelo
A palestra com o tema Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio encerrou as ações programada pela Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Rincão em alusão ao setembro amarelo. O Centro Comunitário acolheu um grande número de pessoas que acompanharam e interagiram com os profissionais que realizaram a palestra. O vice-prefeito e secretário de Saúde Luiz Laurindo destacou os trabalhos dos profissionais de saúde do município que tem feito um bom atendimento na área de saúde mental. Ele falou da importância das ações realizadas para a saúde mental. “Precisamos sempre estar vigilantes para evitar que as pessoas cheguem a pensar em tirar a vida”, ressaltou o secretário de Saúde.
A palestrante e enfermeira Sonia Correa, especialista em Saúde Mental, apontou algumas características que precisam ser levados a sério quando uma pessoa começa a se manifestar, como a pessoa ficar falando constantemente que vai se matar, ou então procurar isolamento do convívio social. Sonia também apontou que é preciso ter o cuidado com as famílias que passam por esta situação. “Às vezes as pessoas não entendem porque um integrante da família se suicida e acabam ficando doente pelo sofrimento que passa”, pontuou a enfermeira.
A enfermeira e coordenadora da Secretaria de Saúde de Balneário Rincão Ioná Bez Birolo falou que a palestra atingiu os objetivos. Segundo ela, além das orientações passadas pelos palestrantes. “Houve interação dos palestrantes com o público e chegamos a fazer alguns encaminhamentos”, pontuou Ioná.