Balneário Rincão decreta situação de emergência
O volume de chuvas registrado durante o final da semana e dos últimos 20 dias – quando chuvas contínuas foram registradas, com poucas interrupções – provocou inúmeros estragos em estradas e drenagens de Balneário Rincão. O cenário resultou no decreto de situação de emergência, anunciado pelo prefeito Décio Góes neste domingo. A decisão deve ser publicada já nesta segunda-feira no Diário Oficial.
A situação mais agravante ficou evidenciada nas comunidades de Barra Velha, Zona Sul, Urussanga Velha, Beira-Mar e parte da comunidade de Torneiro. Estragos em menor intensidade também ficaram evidenciados em Pedreiras e Lagoa dos Freitas. Em todos esses locais, a equipe e maquinários disponíveis neste momento no Município não serão capazes de responder a demanda em tempo necessário. “Como novo Município, ainda estamos nos estruturando. Temos apenas uma patrola, duas retroescavadeiras e um caminhão disponíveis no momento, que não são suficientes para deixar a situação em ordem em tempo necessário. Por este motivo, decretamos situação de emergência”, justificou o chefe do Executivo.
Os danos materiais e falta de estrutura para responder a demanda das chuvas contínuas foram identificados por uma equipe da Administração Municipal, junto a coordenadoria regional da Defesa Civil, que vistoriou a situação durante este final de semana, concluindo a necessidade de decretação de situação de emergência.
Durante os três últimos dias, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fizeram plantão nas ruas mais problemáticas, desobstruindo valas de drenagem para fazer baixar as águas. Outros trabalhos evitaram maiores danos. “Felizmente não tivemos desabrigados. Nossos problemas ficaram caracterizados em malhas viárias e drenagens”, ressaltou, ainda, o prefeito. O Município contou com o apoio dos órgãos de Segurança, Defesa Civil Regional e da ajuda voluntária do Jeep Clube de Içara.