Emoção marca primeira noite de Natal
O espírito natalino invadiu as ruas do Balneário Rincão na noite deste sábado, consagrando o primeiro Natal vivenciado pelo município. Durante toda a programação, os moradores desfrutaram de uma noite agradável e familiar, além de prestigiarem apresentações culturais e natalinas dos alunos do projeto Escola Integradora. O evento também contou com a presença de convidados especiais como orquestra e corais da região.
Ao embalo de uma marcha de som alegre, mais de 200 pessoas que estavam desfilaram pela cidade como maneira de incentivo à cultura. Além disso passaram pelas ruas da cidade convocando à população para o evento de Natal que aconteceu em seguida na Lagoa do Jacaré. Os participantes do desfile são integrantes das oficinas de Balé, Hip Hop, Surf, escolinha de Futebol e de corais infantis. As vovós também marcaram presença na passeata. A Polícia Militar garantiu a segurança do percurso até o local da festa.
Aproximadamente duas mil pessoas prestigiaram o evento, que contou com 15 atrações, como grupos de balé, grupos de dança, orquestra e corais. Dentre os atrativos, o mais esperado foi a chegada do Papai Noel, que surpreendeu a todos chegando de pedalinho pela Lagoa do Jacaré. Ele foi recepcionado pelas crianças, que já estavam à espera do bom velhinho nas margens da água e foram presenteadas com doces.
Já no início da festa, o prefeito, Décio Góes deixou uma mensagem a todas as pessoas presentes, e também fez um pedido a Deus. “Que Jesus venha fazer conosco um Natal de amor, esperança e qualidade de vida. Temos certeza que o melhor de Deus ainda está por vir”, previu o Chefe do Executivo.
A comerciante Albertina Figueira da Silva estava animada assistindo o desfile de natal. Ela afirmou que a mobilização é excelente para o comércio que, segundo ela, nunca foi tão movimentado. “O clima de Natal está intenso, vemos um clima de alegria nas nossas ruas”, comemorou.
Segundo a secretária de educação, Maria Canever, o objetivo do evento foi resgatar o verdadeiro espírito de Natal, reunindo as famílias. Para ela o evento foi um sucessoque será repetido durante os próximos anos. “Queremos que se torne tradição. As crianças da Escola Integradora deram um brilho todo especial”, disse, orgulhosa.
De acordo com o diretor de cultura do município, Reginaldo Vargas, a festa superou as expectativas. “Este foi o primeiro evento de Natal e já conseguiu reunir um bom número de pessoas. Areceptividade do desfile também foi muito ampla, tivemos várias pessoas apoiando e prestigiando”, destacou.
A aposentada Inez Della Bruna ficou muito feliz com o que presenciou. “Achei ótimo, eu tenho muita esperança de que o Rincão vai ser melhor do que já foi, eu fico maravilhada de ver as crianças aprendendo”, elogiou.
Escola Integradora, o projeto que dá oportunidades
A pescadora Silvania da Silva Silveira tem duas filhas que participam da Escola Integradora (projeto municipal de contraturno escolar que envolve crianças de todo Rincão com atividades esportivas e culturais) e uma delas fez parte de um dos grupos de crianças que abrilhantaram a noite de Natal. Ela confessou que se sentiu orgulhosa ao ver a filha se apresentando. “É uma emoção que não tem explicação, é muito gratificante, eu me orgulho em dizer que através da dança minha filha está transmitindo tudo de bom que a gente tenta passar pra ela”, emocionou-se.