Lixeiras ecológicas são queimadas
As lixeiras seletivas instaladas na SC-445, próximo ao trevo de entrada do Balneário Rincão, amanheceram queimadas na manhã desta quinta-feira, 21. As quatro lixeiras para uso da população, e que forneciam material reciclável para os catadores da cidade, foram incendiadas durante a madrugada. As lixeiras e placas indicativas foram instaladas em janeiro desse ano e custaram R$ 7 mil ao município.
Pela manhã, os moradores da região reclamaram do excesso de fumaça resultante do plástico queimado, e a Administração Municipal colocou uma porção de terra por cima do que restou das lixeiras, para amenizar a situação. O ponto de coleta de lixo seletivo era bastante utilizado pelos catadores, que se utilizam de materiais reciclados para garantir a renda familiar. O que não era aproveitado por eles, era recolhido, mantendo o espaço como um ponto a ser utilizado por toda a população.
Para Fabiane Nunes Gonçalves, do Departamento de Meio Ambiente do município, a ação é uma perda para todos. “Era um respeito com o meio ambiente e com os catadores, que vivem disso, e que agora terão que percorrer longas distâncias para encontrar materiais. Foi também o início de uma educação ambiental no município, e tivemos esse problema, mas não vamos desistir”, explicou Fabiane.
Para a temporada de verão deste ano, Fabiane antecipa que serão instalados novos pontos de coleta de lixo seletivo no município, e que as lixeiras da orla serão substituídas.