Semana de combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizado em Balneário Rincão
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social- Creas, de Balneário Rincão, deu início às ações de conscientização e mobilização acerca do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, no sábado, dia 14. A ação ocorreu no encontro do Grupo de Escoteiros do Mar Acácia.
“Todos somos responsáveis. É uma luta diária e que envolve toda a sociedade. Precisamos estar mais atentos aos sinais de violência contra esse público”, enfatiza a psicóloga da Secretaria de Assistência Social, Angelita Ferrão. “Mudança no comportamento, lesões aparentes e queda no rendimento escolar, além da dificuldade de socialização. Esses são alguns dos alertas sobre possíveis práticas abusivas”, alerta a especialista.
O encontro contou com mais de 40 pessoas e faz parte das ações de conscientização e mobilização do tema.
Sobre o 18 de maio:
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
Arquivos